domingo, 21 de setembro de 2008

O primeiro presidente Obama da História dos EUA

A alguns anos, fui fazer uma pesquisa sobre poetas negros da língua portuguesa.
Através da Internet, pude conhecer um, português, poeta contemporâneo, não lembro o nome dele agora, o bacana foi que ele me deu um puta fora quando fiz perguntas os tais poetas negros: "Eu sou poeta e ponto, afetaria minha obra se eu fosse vermelho com bolinhas brancas?"

***

Enfim, passo boa parte do meu tempo pensando, lendo, estudando e debatendo sobre o que realmente importa, com o que posso dominar, contribuir, com a filosofia. Infelizmente não posso ser por exemplo um grande inventor, ideias não faltam, mas não tenho a bagagem suficiente (falando nisso, estava lendo sobre Nikola Tesla, que cara fascinante, a quem não conhece clique aqui, recomendo fortemente). O fato é que após nos aprofundarmos tanto em questões antropológicas, filosóficas e bla,bla , quando você volta ao cotidiano, e se depara com uma questão tão primária e...babaca dessas "Obama por ser o primeiro presidente negro dos EUA" (Há, mea culpa aqui sobre os "poetas negros") O cara vai ser mais um presidente e ponto.
Se eleito vai ser o primeiro Barack Obama presidente dos EUA. Se o McCain for eleito, será o primeiro McCain eleito.Porque nunca nem um, nem o outro estiveram naquele posto, e nunca mais haverá nem um, nem o outro que ocupará novamente o tal cargo. As pessoas são únicas como indivíduos,insubstituíveis, talves por isso sentimos tanto a perda de alguém querido. Seja para a morte, seja pela saudade da distancia, sei la.

Voltando...

O que seria ser "negro"? O que define o "negro"? Ter ancestrais africanos? Só a pele? Até que ponto isso importa?

***

O que nos define é a nossa personalidade, nossa formação, valores, o que nos torna seres pensantes, principalmente: seres.
Nesse contexto, ter uma descendência de determinada área do mundo pode no máximo influenciar de alguma forma sua formação, através da cultura e tal (o que não parece ser o caso do Obama, foi criado pela mãe nos EUA e só viu o pai uma vez aos 12 anos)

***

Resumindo, se a cor da pele dele for negra, ou vermelha com bolinhas, isso não fará a menor diferença, a sua mente, os seus valores, e capacidade é que sim, farão a diferença.

***

Eu sei que falar da questão de raça é chover no molhado, um lugar comum, mas é impressionante como podemos ter a capacidade de chegar a conclusões tão sofisticadas, milénios de pensadores e obras filosóficas fantásticas e ainda hoje essa questão da "raça"( Daí, se pensarmos que a apenas 50 anos atrás uns caras resolveram matar 6 milhões de pessoas só porque viam Deus de uma forma diferente...Dá um nó no celebro).

Nenhum comentário: