terça-feira, 29 de julho de 2008

...e o que eu tenho com isso?

Bem,

para quem não sabe, antes de ontem parece que a Rodada de Doha finalmente foi pro espaço, dois pesos pesados do BRIC (Brasil, Russia, India e China, conjunto de super emergentes candidatos a potencias/paises de primeiro mundo) China e India abandonaram as negociações. A chancelaria brasileira estava super esperançosa:"dessa vez vai!". Com algumas conceções que fizeram esperando contrapartida dos desenvolvidos. Mas enfim, o presidente da OMC, Pascal Lamy, ta ja trocando uma ideia com a galera para tentar manter os avanços atuais, e derrepente, como acontece desde 2001, tentar ressucitar mais uma vez as conversações.


***


"Tá, o que eu tenho com isso?"Bem, paises do primeiro mundo mantem subsidios a seus produtores rurais para terem oxigenio para brigar com os competitivos produtores de paises como o nosso, o Brasil. Laranja, Soja, Algodão , milho...Um exemplo rapido, 70% da materia prima do McDonalds daqui, vem da propria Suiça. Quem se deu ao trabalho de dar uma olhada rapida no mapa da Europa, vera que a Suiça e pequena mesmo para os padrões Europeus, pouca terra agricultavel, com pouco tempo no ano para se produzir com o inverno e tal. Agora, imagina se essa grana fosse para o Brasil, mais produtores, mais grana rolando...Crescimento.

E isso tudo em escala global, afetaria paises africanos miseraveis por exemplo, de uma hora para outra poderiam ter um "boom" em seu crescimento, em setores que dominariam, guardadas as devidas proporções, um efeito parecido como o de petroleo nos paises arabes, enfim, poderia ser uma marco na historia.


***


Em contrapartida os paises ricos queriam que baixassemos nossas barreiras pretencionistas a produtos industrializados, que existem para proteger nossa industria. Ai que o lance não andava, cada um metendo o dedo na ferida do outro...


***


Vamos ver ser ainda rola... Esperança é a ultima que morre

Nenhum comentário: